sábado, 29 de maio de 2010

Por onde anda o repórter Saulo Gomes?


Podemos dizer que a carreira do mais famoso repórter investigativo do país começou por acaso. Através de um concurso promovido pela rádio Continetal, do Rio de Janeiro em dezembro de 1955, Saulo Gomes ingressou no jornalismo atuando como repórter esportivo.

Como repórter investigativo, Saulo iniciou suas atividades em 1958 graças aos diversos casos de mortes e chacinas no Rio de Janeiro, promovidos pelo Esquadrão da Morte.

O Crime da Fera da Penha, em 1960 consagrou Saulo, já que o repórter, investigando fatos, conseguira desvendar o misterioso crime que ganhara repercussão nacional.

O preço deste seu poder de desvendar casos trouxe muitos problemas ao repórter. Escapou de dois atentados no Rio de Janeiro.

"Se tiver medo, eu vou morrer, então me deixa morrer sem medo", relata Saulo, que nunca andou com seguranças.

Na época da Revolução respondeu a 13 IPM (inquérito policial militar), já que não poupava críticas aos militares que governavam o país sendo, anos mais tarde, exilado no Uruguai e, quando voltou ao país, foi preso, tendo que recomeçar sua carreira em São Paulo, já que no Rio os militares o proibiram de trabalhar.

Em São Paulo, Saulo foi funcionário da TV Tupi, que em 1981 foi comprada por Silvio Santos, que iniciou as transmissões da sua TVS.

Com a sua saída da TVS, Saulo fora convidado para dirigir uma emissora regional, em São José do Rio Preto, região noroeste do interior de São Paulo. Lá, começavam Amaury Jr. e Ana Maria Braga, esta como apresentadora de um telejornal regional.

Em 1996 lançou o livro O Último Vôo, denunciando erros técnicos e humanos da queda do avião que levava o grupo Mamonas Assassinas. Mas em 1997, Saulo assinara um contrato com a Rede Record, que na época despontava com Ratinho em sua programação noturna.

Depois de desvendado o crime do maníaco do parque, Saulo Gomes, com os pais do criminoso, cravou a maior audiência do programa, 38 pontos, mas com a transferência de Ratinho para o SBT, Saulo ficou na Record participando dos programas da emissora e, anos mais tarde, teve seu contrato rescindido:

"Meu contrato ia até 2002, eles (Rede Record) rescindiram em 2000, fiquei triste, mas aceitei a imposição", revela Saulo, que meses depois, seguindo o estilo que o consagrou, apresentou um programa na Rede Mundial de Televisão.

Caminhando para os 80 anos, Saulo Gomes mora atualmente em Ribeirão Preto, interior paulista. Casado há 40 anos, é pai de 8 filhos e tem 11 netos.

Dos 106 processos que recebera por suas reportagens, Saulo já foi absolvido de 104 e aguarda o resultado de duas ações que o filho de Chico Xavier move contra ele.

No campo profissional, Saulo pretende publicar o livro O Último Vôo, a História Continua, aguardando uma posição editorial para que o lançamento seja feito, além de preparar um livro de sua convivência com o médium Chico Xavier.

Um comentário:

  1. SAULO GOMES FOI TUDO DE BOM NA DIVULGAÇÃO DA OBRA DE CHICO XAVIER
    GOSTARIA MUITO DE CONHECER ESTE MARAVILHOSO SER HUMANO.
    É UMA PESSOA MUITO QUERIDA.
    VIRGINIA

    ResponderExcluir