sábado, 22 de maio de 2010

Por onde anda o grupo Roxette?


Conhecida por suas baladinhas românticas e canções ensolaradas, a banda Roxette, formada pelos suecos Per Gessle e Marie Fredriksson, anunciou seu retorno para este ano. A dupla vai se apresentar nos festivais “New Wave 2009” (em julho, na Letônia) e “Night of the Proms” (a partir de outubro, Bélgica, Holanda e Alemanha), este último conhecido por unir grupos de música pop e clássica.

O Roxette foi criado oficialmente em 1986. Gessle e Marie, porém, já participavam de outros projetos: ele fazia parte da banda Gyllene Tider, uma das mais populares na Suécia, e ela tinha uma carreira solo recheada de prêmios. Marie chegou a fazer backing vocal em alguns trabalhos de Gessle, até que as gravadoras tiveram a brilhante ideia de colocar a talentosa loira em evidência – e cantando em inglês. Foi quando surgiu a dupla Roxette, cujo nome é inspirado em uma música da banda inglesa Dr. Feelgood.

Rapidamente o Roxette ganhou o topo das paradas na Suécia, lançando dois álbuns e fazendo turnês. Mas a história mais interessante é como eles se tornam conhecidos mundialmente. Em 1988, um estudante americano voltou de férias da Suécia levando um cassete de “The Look”. A música começou a tocar nas rádios americanas, sem que o disco nem tivesse sido lançado nos Estados Unidos.

Após o sucesso involuntário, a EMI decidiu lançar o Roxette nos Estados Unidos. No fim dos anos 80 e início dos anos 90, a banda conseguiu alcançar o número 1 das paradas americanas e europeias com músicas como “The Look” e “Listen to Your Heart”. O auge de Gessle e Marie aconteceu quando “It Must Have Been Love” virou tema romântico de Julia Roberts e Richard Gere em “Uma Linda Mulher” (1990).

A partir daí, o Roxette emplacou sucessos no mundo inteiro, com turnês mundiais incluindo África e América Latina. Em 1993, eles se tornaram a primeira banda de língua não-inglesa a participar do MTV Unplugged. Em 1994, foram o primeiro grupo ocidental a ter autorização para tocar na China desde o Wham!, em 1985.

Empolgados com o sucesso na Espanha e na América Latina, Marie e Gessle decidiram gravar alguns sucessos do Roxette em espanhol (“Baladas em español” – 1996). Ganharam o disco de platina na Espanha.

O último disco em estúdio do grupo foi lançado em 2001, “Room Service”. O Roxette parecia ter chegado ao fim quando, em 2002, Marie Fredriksson foi diagnosticada com um tumor no cérebro. Felizmente, a cantora se recuperou após uma cirurgia. Desde então, o Roxette só lançou compilações. Em 2005, o grupo recebeu um prêmio porque "It Must Have Been Love" havia sido executada mais de 4 milhões de vezes nas rádios americanas.

No início de maio deste ano, após algumas especulações, o Roxette anunciou seu retorno. Empolgados, Marie e Gessle deixaram uma mensagem no site oficial da banda: “Será a primeira vez que vamos dividir o palco desde 2001.(...) Nós estamos loucos para tocar nossos maiores hits e cantar juntos com a grande orquestra ‘Night of the Proms’, que vai se encaixar com nossa música muito bem”.


Fonte:EGO

6 comentários:

  1. Ficou muito modismo escrever "hits". "Sucesso" é mais habitual.

    ResponderExcluir
  2. Eles são tudo de bom, amo Roxette. Desejo saúde para eles!

    Gilvânia Betto
    Palestrante
    Vitória -ES

    ResponderExcluir
  3. adoro essa banda,eles são 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  4. Nonetheless, done skillfully over a long period of time, two colluding players can gain an advantage over the rest of the table.
    Hochbetten können außergewöhnlich ein Ort zum spielen sein.
    There’s no need to go down to the regional chess hangout, or smokey bar.

    ResponderExcluir