sábado, 22 de maio de 2010

Por onde anda o garoto do filme O Sexto Sentido e A.I Inteligência Artificial?


Quando em 2006, o ex-ator mirim Haley Joel Osment, famoso por dizer “I see dead people” (eu vejo gente morta) em “O sexto sentido”, sofreu um acidente de carro e depois foi preso por dirigir alcoolizado e portar maconha, o mundo pensou: “Lá se vai mais uma criança prodígio tragada pelo sucesso.”

No entanto, após sofrer com uma costela quebrada, pagar uma multa de cerca de R$ 3 mil e assistir a 60 horas de aconselhamento em reabilitação do alcoolismo, Haley provou que tudo não passou de um deslize.



“Aquela noite foi um exemplo de como ser um estudante tolo.(...) É uma pena que só se fale em Hollywood quando temos um problema nacional, com todo tipo de substância e comportamentos perigosos. (...) Ignora-se o fato de que isso pode acontecer com todo mundo”, disse o astro à imprensa na época.

Não se pode negar que o acidente deu uma esfriada em sua carreira de sucesso, que inclui filmes como “A corrente do bem” (2000) e “AI - Inteligência Artificial” (2001), no qual ganhou um cachê de US$ 2 milhões. Nos últimos anos, Haley fez poucos filmes, dedicando-se mais a dublar animações no cinema e na TV, como em "Mogli, o menino lobo 2" (2003).



Mas um filme que está em pós-produção e tem previsão de lançamento para este ano promete ser a volta triunfal do menino, hoje com 21 anos. Em “Truth & Treason”, Haley interpreta Helmuth Hübener, um dos líderes da resistência alemã aos nazistas na II Guerra Mundial. O filme é baseado em fatos reais e tem o ator sueco Max Von Sydow no elenco.

Era uma vez uma loja de móveis nos anos 90

A carreira de Osment começou quando ele tinha apenas 4 anos e estrelou um comercial de loja de móveis de conhecidos da família. Filho do ator Eugene Osment e irmão mais velho de Emily Osment (atriz de "Hanna Montana"), Haley participou ainda do comercial da Pizza Hut, onde aparece por apenas dois segundos.

As oportunidades começaram a surgir após a ponta em “Forrest Gump” (1994), no qual fazia o filho de Tom Hanks, e “Bogus - Meu amigo secreto” (1996), com Whoopi Goldberg e Gérard Depardieu. Em 1999, chegou a fazer um teste para interpretar Anakin Skywalker, vulgo Darth Vader, em “Guerra nas Estrelas – Episódio 1: A Ameaça Fantasma”, mas não foi chamado.

No mesmo ano, porém, veio o sucesso “O sexto sentido”, e a partir daí recebeu cachês milionários e elogios de atores experientes como Bruce Willis - “Haley foi o ator mais único com quem trabalhei” - e Michael Caine, para quem perdeu o Oscar 2000 de ator coadjuvante - “Quando soube que (Haley) foi indicado e vi sua performance, tinha certeza de que ele iria ganhar.”


Resta torcer para que o jovem nascido em Los Angeles, apaixonado por bichos, Edgard Allan Poe e Led Zeppelin, vá além do título de criança prodígio. Pé no chão parece que ele tem. “Há muito o que aprender”, disse Haley, sobre o ofício de ator. “Alguns dos nossos atores mais respeitados, como Marlon Brando, estudaram a vida inteira.”

4 comentários:

  1. O mais interessante no Haley é ele tem uma presença marcante além de ser um bom ator.

    ResponderExcluir
  2. Esse garoto é incrível! Amo qualquer filme que ele atue.

    ResponderExcluir
  3. ADORO ESTE ATOR PRINCIPALMENTE NO FILME A.I INTELIGENCIA ARTIFIAL D++++++++++++

    ResponderExcluir
  4. ela ainda continua uma delicia ai aqui em casa

    ResponderExcluir