domingo, 30 de maio de 2010

Por onde anda o casal do filme Romeu e Julieta?


A história de amor mais conhecida do mundo teve sua mais bela versão para o cinema filmada em 1968. “Romeu e Julieta” foi dirigido por Franco Zeffirelli e apresentou ao mundo um casalzinho apaixonante digno do romance escrito por William Shakespeare. Olivia Hussey e Leonard Whiting foram escolhidos para interpretar os herdeiros das famílias inimigas Capuleto e Montéquio que se apaixonam e acabam morrendo por amor.

Considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo na época, Olivia Hussey é filha de uma inglesa e de um cantor de tango argentino. Ela viveu em Buenos Aires nos primeiros anos de vida e depois se mudou para a Inglaterra. Desde cedo, fez escola de teatro, até que aos 15 anos foi selecionada entre outras 500 candidatas para viver Julieta. Zeffirelli teria primeiro escolhido outra menina, já que achou Olivia gordinha. Mas a atriz selecionada cortou o cabelo e foi cortada do elenco. Quando Olivia voltou para um segundo teste, conseguiu conquistar de vez o diretor.


Já Leonard Whiting – que quando jovem era a cara de Zac Efron - nasceu na Inglaterra e desde os 12 cantava em grupos de pop inglês. Encenou alguns musicais até ser chamado para participar do teste para Romeu. Zeffirelli testou cerca de 300 jovens ao longo de três meses, até que descobriu Leonard. “Ele tem um rosto magnífico, é doce, melancólico, o tipo de jovem idealista que Romeu deve ser”, disse o direto

A cena clássica de "Romeu e Julieta" de Franco Zeffirelli

Leonard: ‘Eu era loucamente apaixonado por ela’

O filme, que levou o Oscar de melhor fotografia e figurino, foi tão impactante que muitos espectadores achavam que Olivia e Leonard eram um casal na vida real. “Eu era loucamente apaixonado por ela. Mas nossos caminhos não coincidiram, infelizmente. Ninguém entende o motivo, mas é verdade. Eu gostava muito dela”, disse Leonard, em uma entrevista em 1995.

Além de cenas românticas, o filme tem ainda imagens do jovem casal nu. Zeffirelli precisou de autorização para fazer a cena, já que Olivia era menor de idade na época. Na première do filme em Londres, a atriz também não pôde comparecer, por conta das cenas de nudez. Ainda que a mulher nua em questão fosse ela mesma.


Julieta virou Madre Tereza

Após o sucesso de “Romeu e Julieta”, Olivia seguiu fazendo papéis no cinema e na TV. Trabalhou com Zeffirelli ainda em “Jesus de Nazaré”, interpretando Maria. Também atuou em “Horizonte Perdido”, ao lado de Liv Ullmann. Mais recentemente, encarnou Madre Teresa de Calcutá em filme para a TV. Casou-se três vezes e tem três filhos. Está com 58 anos.

Já Leonard teve uma carreira menos promissora. Interpretou Victor Frankenstein em filme para TV nos anos 70 e fez alguns papéis em filmes europeus. Depois só voltou à ativa nos anos 90, ao emprestar sua voz a um seriado de TV. Com 59 anos, casou-se duas vezes e tem duas filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário