quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por onde anda Chuck Norris?


Carlos Ray Norris Jr. (Ryan, 10 de março de 1940), é um lutador de artes marciais e ator norte-americano.

Chuck, tem dois irmãos mais novos, Wieland e Aaron Norris, este último um produtor de Hollywood. Frank Norris, escritor estadunidense, é tio-avô de Chuck Norris. Sua mãe era irlandesa e seu pai era um índio cherokee que sofria de alcoolismo. Chuck descreve sua infância como mal-aproveitada. Ele era fora de forma, envergonhado e medíocre na escola. Seus colegas o insultavam por causa de sua etnia mestiça – ele internamente sempre desejou lutar contra todos esses tormentos.

Chuck terminou o colégio e logo se casou com sua namorada, Diane Holechek. Em 1958 ele se integrou à Força Aérea dos Estados Unidos como policial militar e foi enviado à base aérea de Osan, na Coréia do Sul. Foi na Coréia que ele ganhou o apelido de "Chuck" e começou a treinar Tangsudo, um interesse que o levou à faixa preta tanto em tangsudo quanto em Taekwondo, ambas artes marciais coreanas, em Karatê Shinto-Ryu. Nessa época, Chuck criou uma nova arte marcial, o Chun Kuk Do ("Caminho Universal") e sua associação educacional, a Federação das Artes da Luta Unidas.

Quando retornou aos Estados Unidos ele continuou a trabalhar como policial militar na base de March, na California. Ele foi dispensado em 1962 sem nunca ter visto um combate. Chuck trabalhou para a Northrop e abriu uma rede de escolas de Karatê, onde o filho de Steve McQueen, Chad McQueen estudou.

Escalada para a fama

Em 1968, Chuck Norris tornou-se campeão de Karatê na categoria meio-médio (sem contato), um título que ele manteve por sete anos consecutivos. Em 1969, ele ganhou a coroa tripla de Karatê por mais vitórias em torneios durante um ano, e o Lutador do Ano da revista Black Belt. Foi também em 1969 que Chuck fez sua estréia como ator, no filme The Wrecking Crew, de Dean Martin.

Em 1970 seu irmão mais novo, Wieland, foi morto no Vietnã. Chuck dedicou a série de filmes Missing in Action à memória dele.

Numa demonstração de artes marciais em Long Beach, Chuck encontrou o então recente astro Bruce Lee. Em 1972 ele participou do filme Way of the Dragon de Bruce Lee, e em 1974 Steve McQueen o encorajou a ter aulas de atuação no MGM Studio.



O primeiro papel de estrela de Chuck foi em Breaker! Breaker! de 1977, e filmes subseqüentes como The Octagon (1980), An Eye for an Eye (1981) e Lone Wolf McQuade provaram sua capacidade de arrecadar bilheterias. Em 1984, Chuck estrelou Missing in Action, o primeiro de uma série de filmes de "resgates fantásticos", produzido pelos primos israelenses Menahem Golan e Yoram Globus e lançado pela Cannon Films. Também naquele ano, foi oferecido a ele o papel do vilão sensei Dojo no filme Karate Kid, mas ele rejeitou o convite. Chuck não queria papéis de lutadores em situação desfavorável. No decorrer dos quatro anos seguintes, Chuck tornou-se o ator mais proeminente da Cannon Films aparecendo em oito produções, incluindo Code of Silence, The Delta Force e Firewalker, onde ele contracenou com o ator Louis Gossett Jr.

Desbravador do Texas

No início da década de 1980, a Cannon Films perdeu um pouco de sua fama, e a fama de Chuck estava igualmente decaindo. Ele refez o papel em Delta Force para a MGM, que comprou a Cannon após esta produzir o filme que a levou à falência, Chapter 11. Chuck foi levado a fazer vários filmes que foram amplamente ignorados antes de fazer sua transição para a televisão. Em 1993 ele começou a série Walker, Texas Ranger, que durou oito anos na CBS.

Em 16 de outubro de 2005, a CBS apresentou no programa Movie of the Week ("Filme da Semana") o filme Walker Texas Ranger: Trial By Fire. A produção foi uma continuação da série, e não um filme-resumo. Chuck retomou seu papel de Cordell Walker e assinalou uma possível produção de outros filmes do Texas Ranger no Movie of the Week.

Família

Em 1963, nasceu seu filho Mike. Seu segundo filho, Eric, nasceu em 1965. Após 30 anos de casamento, Chuck e Diane Holechek se divorciaram em 1988. Ele casou-se novamente em 1998 com a ex-modelo Gena O'Kelley, e tiveram dois gêmeos em 2001: Dakota Alan Norris, um menino, e Danilee Kelly Norris, uma menina.

Anos recentes

Chuck se converteu ao Cristianismo e tem se manifestado junto com sua esposa em favor do ensino bíblico nas escolas públicas dos Estados Unidos. Ele também escreveu a ficção Justice Riders. Em 2005, Chuck fundou a World Combat League, também conhecida como WCL.


Cultura popular

Chuck Norris ganhou popularidade cult em meados da década de 2000, especialmente na internet, onde é retratado como um deus superpoderoso e invencível. Dentre as muitas paródias de alto nível e referências feitas, encontram-se as seguintes:

A rede NBC adquiriu a Universal no início de 2004, dando a Conan O'Brien (apresentador de um famoso programa) a permissão de mostrar Walker, Texas Ranger sem ter que pagar royalties. Conan O'Brien e sua equipe bolaram um quadro onde era mostrado uma série de pequenos videos fora de contexto e com fins cômicos. O Walker, Texas Ranger Lever rapidamente tornou-se um dos quadros mais populares, com o próprio Chuck Norris parodiando os vídeos e usando suas artes marciais contra O'Brien. Esse episódio reacendeu a paixão por Chuck Norris e deslanchou o interesse na produção do Walker, Texas Ranger para a televisão.

Chuck Norris virou "febre" na Internet graças a um website conhecido como Chuck Norris Facts, que documenta e divulga fatos e características fictícias, e que começou a circular em 2005. Chuck manifestou-se a respeito da paródia no website dizendo que não se sentiu ofendido, e achou engraçado. No Brasil, uma lista desse site traduzida para o português foi transmitida por corrente de e-mail com o título de "Lista das 100 verdades sobre Chuck Norris" e desde então é atualizada em um website intitulado As verdades sobre Chuck Norris.

Chuck Norris foi parodiado num quadro chamado The Young Chuck Norris do Saturday Night Live, que foi ao ar em 21 de janeiro de 2006.

Chuck Norris é a estrela do comercial do Total Gym Fitness, que nos Estados Unidos costuma ir ao ar nas madrugadas junto com outros comerciais em seqüência.

Em The Fresh Prince of Bel-Air, o mordomo Geoffrey, diz "Eu fui sparring de Chuck Norris"

7 comentários:

  1. O CHUCK APROVEITOU BEM O SEU TEMPO!
    AGORA ELE PROCURA CONHECIMENTOS MAIS PROFUNDOS COMO A BIBLIA!E ESSA É A MELHOR PARTE DA VIDA DE UM HOMEM,CONHECER A DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoroo Chuck Norris,ele é um ótimo ator e lutador,estou com saudades dele na telona,adoro o seriado Texas Ranger's,serásempre o único,que Deus sempre o abençõe.

    ResponderExcluir
  3. eu amo walker texas ranger e chuck norris e claro

    ResponderExcluir